quinta-feira, 20 de março de 2008

A Páscoa

Aproxima-se o domingo Pascal. Nesta semana que antecede o domingo de Páscoa muitas pessoas aproveitam para tirar umas merecidas férias, e festejar esta semana Santa. Mas como acontece em muitas festas religiosas, poucas são as pessoas a ter em atenção o verdadeiro espírito destas datas. O que se quer é comer e beber bem, la se vai o esforço dos ultimos meses para manter a forma. Assim sendo, vou falar um pouco sobre o significado da Páscoa:

A palavra Páscoa deriva do hebraico Pessach, significa passagem e é um evento religioso Cristão considerado a mais importante festa deste calendário.
Nesta altura, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus, depois da sua morte por crucificação que terá acontecido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C.
O termo pode referir-se também ao período do ano canónico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.
Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto (Portugal, África e Timor) Egipto (Brasil).
O domingo de Páscoa não tem data fixa, o cálculo da data da Páscoa é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média.
A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, Outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.

Sem comentários: